Apresentar aos alunos o instrumental teórico e prático da Ontopsicologia, capacitando-os a aplicar este conhecimento em diversas áreas.
Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre a estrutura e dinâmica do ser humano, avançando na compreensão de si mesmos e dos outros.
Conhecer as habilidades e competências necessárias a um técnico que seja capaz de colher o nexo ontológico nas diferentes esferas da atuação humana;
Produzir trabalhos de pesquisa científica de forma a gerar novos conhecimentos a serem aplicados nas mais diversas áreas de atuação humanista-profissionais.
A Ontopsicologia é uma ciência interdisciplinar e epistêmica que analisa o valor positivo e criativo presente em cada ser humano.
A Ciência Ontopsicológica no curso de especialização fornece um conhecimento crítico-racional que reposiciona o aluno conforme o princípio de natureza humana, permitindo diversas aplicações. É um conhecimento apriórico do homem para o homem.
O guia fundamental para entender a teoria e aplicar a Ciência Ontopsicológica!
Analisar a estrutura psíquica e ontológica do ser humano com instrumentos da Ontopsicologia.
Atuar assertivamente, promovendo desenvolvimento e resolvendo problemáticas.
Competências para formar lideranças e gerenciar equipes, lendo as individualidades.
Capacidade de entender a si mesmo e as dinâmicas das relações pessoais e profissionais.
Principais correntes da filosofia, psicologia e sociologia propedêuticas ao nascimento da Ontopsicologia; prospecto histórico-científico de Antonio Meneghetti; Teorias do conhecimento.
A insubstituível função da Ontopsicologia; como nasceu a Ontopsicologia; a reimpostação crítica do conhecimento.
Ideografia da Ontopsicologia; Exatidão do pesquisador para o exercício científico.
O Critério Epistêmico: O Em Si ôntico; O critério convencional e o critério de natureza; O que é o Em Si ôntico e suas características.
O Processo Perceptivo Cognitivo e a distorção da percepção; Monitor de reflexão/consciência; Monitor de deflexão.
O Campo Semântico; Modos do campo semântico; Fases de formalização do campo semântico; Tipos de campo semântico.
A estrutura do homem; A dinâmica do Homem; O processo evolutivo – da díade ao nascimento do Eu; O nascimento do Eu; Ciclo Biológico e Ciclo Psíquico; Como reduzir em simplicidade prática o conhecimento ontopsicológico.
O Método Ontopsicológico; Instrumentos de Análise da Ontopsicologia: anamnese linguística e biografia histórica, sintoma ou problema, fisiognômica cinésico proxêmica, sonho, campo semântico e resultados; O sonho e o método ontopsicológico de interpretação onírica.
A metodologia ontoterapêutica; Psicoterapia: objeto, método, instrumento, critério e fim; Psicoterapia assistencial e Consultoria de autenticação; A relação psicoterapêutica; O processo ontoterapêutico; A resistência; O transfert; Psicoterapia individual; Psicoterapia de grupo.
Consultoria empresarial ontopsicológica; A consultoria ontopsicológica ao líder e à empresa; Isomaster; Definição da figura do líder; Características e formação do líder.
Imagogia: introdução ao instrumento; Aspectos metodológicos; Tipos de imagogia; O processo interpretativo. Cinelogia: aspectos metodológicos; O valor do filme para a cinelogia; O método de análise e verificação. Psicotea: metodologia, descrição do teatro, resultados.
O Residence Ontopsicológico: metodologia, tipos e efeitos do residence. Melolística: aspectos metodológicos; a função da melolística; níveis da melolística; Melodance. Hidromúsica solar: aspectos metodológicos.
O instrumento operativo; A neurose e a esquizofrenia; A psicossomática;
Os três tempos da psicossomática.
A criança como fenomenologia do espírito e autóctise histórica; Teleologia da pedagogia; A responsabilidade como atuação personológica do ser; Individuação e socialização; metafísica da adolescência.
Visão filosófica ontopsicológica; O existir ético do homem; A existência como contradição do Ser; Fundamentos de filosofia.
Ontopsicologia e OntoArte; A motivação psicológica ao belo; Requisitos para a compreensão da OntoArte; A função estética da OntoArte; O Em Si da Arte.
A crise das ciências de Husserl; A Ontopsicologia como nexo ontológico entre as ciências.
A forma mentis da Ontopsicologia; Práxis do critério organísmico; A Constante H; Imagem, alfabeto da energia; Signo e doença; Memética.
Pressupostos teórico-práticos de trabalhos científicos; As diferentes fases da prática da pesquisa científica (projeto e execução); Elaboração do projeto do Trabalho de Conclusão de Curso.
Participação em eventos que atendam à natureza e aos objetivos do curso, complementando a formação constante das disciplinas da grade curricular, como, por exemplo, Summer University of Ontopsychology, conferências e seminários de Ontopsicologia.
Confira a sessão de perguntas frequentes ou entre em contato com nosso atendimento personalizado!
O curso tem uma carga horária de 400 horas, distribuídas em 20 disciplinas. As aulas acontecem uma vez ao mês, nas sextas-feiras à tarde, sábados pela manhã e à tarde, e domingos pela manhã.
O curso é ministrado por docentes brasileiros e internacionais com vasta formação na metodologia Ontopsicológica.
Os principais objetivos incluem: apresentar o instrumental teórico e prático da Ontopsicologia, proporcionar conhecimento sobre a estrutura e dinâmica do ser humano, conhecer as habilidades necessárias para a atuação técnica em diferentes esferas humanas e produzir trabalhos de pesquisa científica.
O diferencial do curso está na aplicação da metodologia ontopsicológica, que fornece bases para a atuação pessoal e profissional em consonância com a essência do ser humano, além de abordar temas como liderança ontopsicológica, dinâmica criativa e personalidade líder.
Algumas das principais disciplinas incluem: Estrutura Científica da Ontopsicologia, Instrumentos de Análise e Intervenção, Psicossomática na Ótica Ontopsicológica, Pedagogia Ontopsicológica, Filosofia Ontopsicológica e Métodos de Pesquisa Científica.
As aulas são realizadas no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, localizado em Restinga Sêca, RS, Brasil.